segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Ilha do Mel - Paraná

 ILHA DO MEL PARANÁ

Estou morando há 23 anos no Paraná (sou natural de Humaitá - RS) e sempre tive vontade de conhecer a Ilha do Mel. Quando era solteira não fui porque nem tinha condições (estudante né, rsss) depois vieram os filhos e quando finalmente havia decidido ir uma amiga me falou que com criança pequena era melhor não ir, porque é um passeio que precisa andar muito. Sábias palavras dessa minha amiga!

Enfim fui conhecer a Ilha do Mel com o grupo Vip Viagens nos dias 12 e 13 de janeiro, já com muitas recomendações sobre as distâncias a percorrer. Por isso é bom levar para lá mochilas de por nas costas e não exagerar na bagagem, porque por ser uma ilha, não tem calçadas, asfalto, carro, moto... tudo deve ser carregado individualmente.

Fomos até Pontal do Sul de ônibus e lá seguimos de barco por mais uns 15 minutos até a Ilha do Mel que é dividida em duas partes: Encantadas - mais popular entre jovens e com estrutura que se estende beira mar e Nova Brasília - atrai mais casais e famílias, por ser mais calmo e mata a dentro. Porém uma coisa é garantida: dos dois lados tem praia para todos os lados e é preciso caminhar muito!!! 



  

POUSADA TOCA DA ILHA

Nós ficamos no lado de Encantadas. Chegamos na Ilha em um trapiche de desembarque e seguimos a pé até a pousada Toca da Ilha, a uns 400 m do  local de desembarque. Estava chuviscando um pouco mas deu para seguir bem.

A pousada Toca da Ilha é simples, como são a maioria das pousadas que vimos nesta parte da Ilha. É uma das únicas que comporta grupos maiores, como foi o nosso caso. Há a estrutura antiga com algumas melhorias a serem feitas e na estrutura nova os quartos são um pouco melhores. 

O local é ao lado da mata (última pousada), então é cercado de verde por todos os lados e com sons de animais que passam uma sensação de tranquilidade. O atendimento da pousada é bom e o café da manhã bem gostoso.

  












   

GRUTA DAS ENCANTADAS

Como bons turistas saímos logo a explorar o local. Durante o dia todo o tempo oscilou entre nublado e com chuviscos, mas deu para curtir bem as opções. Como ouvi de muitos amigos "se estivesse um sol de rachar as fotos ficariam mais bonitas mas talvez não conseguiríamos fazer tudo isso, porque cansa".

Há uns 20 minutos da pousada encontramos a Praia das Encantadas, a Praia de Fora das Encantadas e também a famosa Gruta das Encantadas. A vista é incrível, não tem como não parar e ficar admirando aquela imensidão de verde e mar, tudo se misturando. 

No primeiro dia só fomos tirar fotos e no segundo dia que já não estava mais chuviscando, curtimos a praia que estava maravilhosa! A água bem morninha e até brincamos que parecíamos estar em águas termais.

Havia um grupo de recreadores do projeto de Verão Paraná que estavam realizando brincadeiras no local e também verificamos a presença de guarda vidas. Só vimos um vendedor ambulante na praia e lá não há barzinhos a beira mar como costumamos ver nas praias "urbanas".






  

 



 


NOVA BRASÍLIA E O FAROL

É possível ir a pé de Encantadas a Nova Brasília para ver o Farol. Uma das nossas integrantes fez o trecho a pé e segundo ela levou menos de 2 horas mas foi parando, tirando fotos e apreciando a vista.

A maioria do nosso grupo preferiu ir de barco... O valor normal individual para a travessia ida e volta é de 40,00 reais mas como nosso grupos era maior deixaram por 30,00 reais. 

Levamos em torno de 10 minutos para chegar até Nova Brasília. De lá caminhamos mais uns 20 minutos para chegar até o Farol. 

O caminho é lindo! As pousadas e restaurantes deste lado são mais sofisticadas e as trilhas mais largas. Para chegar até o topo do Farol são 150 degraus. Então não é um lugar acessível para cadeirantes, carrinhos de bebê e crianças pequenas cansam logo. Quem tem a oportunidade de subir até o topo cansa mas não se arrepende porque a vista é muuuuuito bonita!!

Na volta alguns pararam em barzinhos, outros comeram tapioca, outros pastel, para então retornar de barco até o lado de Encantandas novamente.





 



  










 

ONDE ALMOÇAR E JANTAR E O QUE FAZER A NOITE?

Existem diversas opções de barzinhos e restaurantes beira mar e também entre as trilhas mata a dentro. O pessoal do grupo experimentou vários e entre eles alguns envolviam muitos frutos do mar e outros ofereciam prato executivo. Não encontramos opções de buffet por quilo. Os valores variam entre 25,00 a 40,00 reais por pessoa. Alguns são bem agitados com música ao vivo e outros um pouco mais calmos. Ou seja, tem para todos os gostos e bolsos.

É bom lembrar que a noite a Ilha não tem iluminação pública como em uma cidade, então as trilhas ficam com as luzes das pousadas e dos restaurantes. Nosso grupo ficou dividido entre os que foram dormir muito cedo para descansar, aqueles que resolveram dar uma esticadinha nos barzinhos e outros que se reuniram para jogar bingo.








Agradeço a todos os amigos que abrilhantaram esta viagem nestes dois dias. Faltou conhecer a Fortaleza ainda, mas essa parte deixaremos quem sabe, para dezembro desse ano. Quer fazer parte desse grupo Vip? Clique para entrar no nosso grupo do Whatsapp e siga-nos no Instagram:



 @vipviagenspg


AGRADECIMENTOS